É na escola que experimentamos as primeiras relações. Que convivemos com pessoas diferentes e que temos possibilidades de desenvolver a empatia.
Acreditamos que este espaço pode também servir para gerir as emoções, por promover diariamente situações que nos exigem o conhecimento de nós mesmos e dos outros.
O desenvolvimento pleno das nossas crianças também passa pelo campo das emoções. Se desejarmos contribuir para que nossas crianças se tornem cidadãos com inteligência emocional é necessário que projetos voltados para educação socioemocional sejam implantados.
O Centro Educacional Plaft por meio de práticas específicas, desenvolve habilidades que permite que a criança tenha mais qualidade de vida, mais preparo para os desafios futuros e na vida pessoal, além de melhor capacidade em conviver bem com os outros. Acreditamos que, através da educação rotineira e a abordagem de assuntos que aperfeiçoam as habilidades interpessoais das crianças, podemos formar cidadãos mais conscientes e preocupados com o bem estar do planeta e do próximo.
Os alunos são desafiados a gerir melhor a emoção e pensamentos. Aprendem a lidar com as adversidades e compreender que, nem sempre, as coisas acontecem da forma como querem, mas mesmo assim devem saber reagir de forma correta a cada situação. Uma boa educação emocional permite que alunos ganhem mais preparo para a liderança, e para falar bem em público. Além disso, a inteligência emocional contribui para que tenham mais foco e vivam relacionamentos saudáveis em todos os ambientes.
Estratégias para lidar com o medo, tristeza, insegurança, amor, alegria e outros sentimentos, são agregadas ao planejamento e contribuem para uma vida mais saudável e próspera. Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Para que este tipo de conhecimento seja bem desenvolvido, focamos no desenvolvimento de cinco diferentes habilidades: Autoconhecimento, Autogestão, Consciência social, Habilidades de relacionamento e Tomada de decisão responsável.